Gestão da força de trabalho da enfermagem durante a pandemia da covid-19 no Brasil: estudo documental
Palavras-chave:
Gestão em saúde, Recursos humanos, Enfermagem, Covid-19Resumo
A gestão da força de trabalho sustenta a organização dos serviços de saúde, especialmente em situações de crises sanitárias. Objetivou-se identificar diretrizes para a gestão da força de trabalho em saúde, especificamente da enfermagem, durante a pandemia da covid-19 no Brasil. A pesquisa documental seguiu as diretrizes Standards for Reporting Qualitative Research (SRQR) da Rede Equator para maior transparência dos aspectos da pesquisa qualitativa, abrangendo o período de janeiro de 2020 a maio de 2023. A análise documental incluiu a localização, identificação e avaliação de documentos relevantes obtidos de plataformas online como Conselho Nacional de Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Saúde, Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e Conselho Federal de Enfermagem. Foram analisados 25 documentos, que revelaram três categorias principais: ações para o combate à pandemia, papéis institucionais no enfrentamento da crise e a situação dos trabalhadores da enfermagem. Finalmente, considera-se que a pandemia exigiu rápida adaptação das políticas e práticas de gestão, destacando a importância da capacitação contínua e do suporte psicológico para os profissionais de saúde. Além disso, as diretrizes analisadas sublinham a necessidade de coordenação entre diferentes níveis de governo e a utilização de tecnologias emergentes para fortalecer a resposta às crises sanitárias.
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