v. 42 n. 117 abr-jun (2018): Saúde em Debate

Saúde em Debate v. 42, n. 117, abr-jun, 2018

“A questão dos agrotóxicos rompe os limites da ética da preservação da saúde e da vida”. Este é o título do editorial da Saúde em Debate v. 42 nº 117. Trata do Projeto de Lei no 6.299/2002, que facilita a liberação de agrotóxicos, já aprovado em uma Comissão Especial da Câmara dos Deputados e que logo será votado no seu Plenário. A proposta em discussão, além de propor a substituição de terminologias visando atenuar, semanticamente, os riscos destes produtos (de agrotóxicos para defensivos agrícolas), reduz o poder de decisão de órgãos destinados à análise dos riscos ambientais e à saúde humana.

O Cebes está comprometido com a luta por mais recursos para pesquisas que investiguem esse tipo de problema, gerando informações que contribuam para ampliação da consciência crítica e para a mobilização por mudanças; além do compromisso da revista ‘Saúde em Debate’ na divulgação de resultados de estudos que evidenciem os malefícios à natureza e à saúde desse modelo de desenvolvimento econômico baseado na produção de commodities.

Este número traz artigos sobre: formas político-jurídicas do Estado no capitalismo contemporâneo; programas de transferência de renda; atenção básica em saúde; organização do trabalho na atenção ao pré-natal; PMAQ  na visão de trabalhadores; doulas e humanização do parto; tuberculose e redes sociais; rede de cuidado às pessoas com deficiência; idosos em instituições de longa permanência; iniciativas do Poder Legislativo para a saúde em Pernambuco; Programa Mais Médicos na mídia; Hans Prinzhorn e a reforma psiquiátrica; agrotóxicos e a saúde humana e ambiental; e uma resenha do livro “The takeover of social policy by finalization: the brazilian paradox”, de Lena Lavinas.

Publicado: 2018-07-17

Edição completa

Editorial

Artigo Original

Ensaio

Revisão