Desafios na usabilidade do aplicativo e-SUS Território da Estratégia de Saúde Digital do Brasil
Palavras-chave:
Políticas de eSaúde, Registros eletrônicos de saúde, Agentes Comunitários de Saúde, Atenção Primária à Saúde, Saúde digitalResumo
A usabilidade de sistemas informacionais em saúde apresenta grande relevância, especialmente na Atenção Primária à Saúde (APS), contexto marcado por crescente digitalização e integração de tecnologias. Nesse sentido, objetivou-se avaliar a usabilidade do aplicativo e-SUS Território implementado pelo Ministério da Saúde. Utilizou-se método misto explanatório sequencial. Na abordagem quantitativa, usou-se a Escala de Usabilidade de Sistemas (SUS). Na abordagem qualitativa, empregou-se estudo descritivo exploratório baseado no Modelo de Aceitação de Tecnologia. Os participantes foram Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Calculouse o SUS-score com auxílio do software estatístico Stata. Os dados qualitativos foram organizados utilizando-se o software Open Logos, e realizou-se Análise Temática-Categorial. O SUS-score médio encontrado foi 55,3 pontos, indicando aceitação marginal do aplicativo. Os resultados destacam utilidades e facilidades de uso do aplicativo. Falhas na sincronização com o sistema Prontuário Eletrônico do Cidadão foram apontadas como problemas, gerando erros nos cadastros domiciliares e individuais, duplicação de cidadãos e perda de registro de visitas realizadas. A usabilidade do e-SUS Território mostrou-se abaixo da média esperada, apontando problemas em sua aceitação. Ressalta-se que a usabilidade pode ser melhorada com esforços dos gestores na qualificação dos ACS, especialmente no atendimento às necessidades dos usuários que consideram o aplicativo com usabilidade inaceitável.
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