Adaptação transcultural e validação do instrumento Parental Health Literacy Activities Test (PHLAT)

Autores/as

Palabras clave:

Estudos de Validação. Criança. Cuidadores. Saúde. Alfabetização

Resumen

O objetivo do estudo foi realizar a tradução, adaptação cultural e validação psicométrica do instrumento Parental Health Literacy Activities Test (PHLAT), o qual avalia o letramento em saúde para cuidadores/familiares que buscam atendimento às suas crianças menores de um ano, na unidade de atenção primária. Estudo metodológico, quantitativo, de validação e adaptação transcultural de instrumento, seguindo as etapas de tradução, retrotradução, análise por comitê de juízes, aplicação de testes estatísticos para avaliação das propriedades psicométricas, obtendo-se sua versão para o português do Brasil. O pré-teste foi realizado com 31 familiares e o teste/reteste com 93, em unidades de atenção primária de município do Oeste do Paraná, em 2018 e 2019. Análise estatística inferencial foi aplicada para verificar a validade e confiabilidade do instrumento. Na validade de conteúdo com comitê de juízes, obteve-se taxa de concordância de 100%. Os dados na fase de pré-teste apresentaram Alfa de Cronbach de 0,73, e na etapa do teste/resteste obteve-se 0,69. A avaliação da confiabilidade pelo coeficiente de correlação intraclasse foi de 0.865, considerada substancial. O instrumento foi considerado adequado quanto a sua adaptação cultural e validado para o português do Brasil, confiável para a aplicação entre cuidadores/familiares.

Publicado

2022-06-05

Cómo citar

1.
Simch FB de L, Viera CS, Santos MB dos, Toso BRG de O. Adaptação transcultural e validação do instrumento Parental Health Literacy Activities Test (PHLAT). Saúde debate [Internet]. 5 de junio de 2022 [citado 10 de octubre de 2025];44(127 out-dez):989-1004. Disponible en: https://www.saudeemdebate.org.br/sed/article/view/3737

Número

Sección

Artículo Original